01 julho 2009

Pequim - O resumo

Ni men hao!

Está a chegar ao fim a minha estadia/viagem/aventura/experiência na China, e com ele chega também a altura de olhar para trás e fazer um resumo.

Assim sendo, nestes últimos 5 meses:

- Aterrei num país estranho e longínquo;
- Chorei;
- Tive de me adaptar a viver longe das pessoas que mais amo;
- Conheci novas pessoas, algumas das quais me marcaram e a quem agora posso chamar de amigos;
- Aprendi que a verdadeira comida Chinesa não é nada parecida com a que se come em Portugal... É muito melhor!;
- Sorri;
- Participei num trabalho de consultoria para o AICEP intitulado "O Impacto das Marcas Internacionais no Mercado Asiático";
- Sofri de saudades, de calor (42º), de frio (-12º)...;
- Aprendi a fazer Guanxi (Networking levado ao extremo, chinese-style);
- Aprendi a falar Mandarim, ainda que tenha sido o mínimo para sobreviver!;
- Subi à Muralha da China (até à data 2 vezes) e posso garantir que é uma sensação única;
- Planeei, controlei custos, convidei oradores e participei em eventos para mais de 200 pessoas;
- Aprendi a fazer Snowboard (nada como estar todo pisado e dorido mas com um grande sorriso na cara!);
- Estabeleci novos processos de Branding para a European Union Chamber of Commerce in China;
- Tive a visita da minha namorada, que me proporcionou as melhores 2 semanas na China!
- Fui convidado a escrever uma crítica musical para a revista de lifestyle That's Beijing;
- Habituei-me a regatear praticamente tudo, tal como um bom Chinês;
- Passei a considerar um jantar de 3,5 euros o mais comum e um jantar num restaurante muito bom (e bastante caro) coisa para rondar os 14 euros por pessoa!;
- Matei saudades culinárias com uma francesinha em Pequim (Obrigado Sendas!!)
- ...

Acima de tudo, tentei aproveitar o meu tempo aqui para crescer pessoal e profissionalmente e, agora que olho para trás, acho que atingi o meu objectivo!

Agora, com a data do meu regresso a aproximar-se a passos largos, veio o primeiro momento de nó na garganta. Esta semana, após um evento de dia inteiro extremamente bem sucedido, o meu Director de Marketing convidou-me para uma cervejas e a nós juntaram-se o Secretary General e o Sponsorship Manager. Entre conversas de trabalho e lazer, chegou o convite para ficar na China sob a forma de grande elogio. Ouvi um pouco de tudo vindo da boca dos 3, desde "vamos sentir a tua falta", "de certeza que não queres ficar?", "precisamos de uma pessoa como tu aqui", entre outras coisas.

Como já devem saber, nunca foi do meu interesse ficar na China. Não só por não me identificar com o País e com este povo (que tanto tem de respeitador como de alucinado), mas principalmente pela distância que me afasta da minha mais que tudo e dos meus pais.

Mas é sempre bom receber elogios como estes. Pois, apesar de não ter interesse nem considerar a hipótese de cá ficar, sinto-me lisonjeado por ver que, nestes últimos meses, andei a fazer alguma coisa bem e ter o reconhecimento de uma equipa de profissionais que desenvolvem um trabalho incrível a cada dia que passa deixa uma sensação muito boa cá dentro!

Agora só penso em voltar para Portugal (será que alguma vez deixei de o fazer?) e esperar ter a oportunidade de mostrar o meu valor. Se algum de vocês tiver conhecimento de empresas que estejam a recrutar ou contactos de pessoas que pensem ser interessantes para mim, let me know!

Enquanto isso, quero compensar o tempo perdido com a minha namorada (namorar, passear, ir à praia, trocar carinhos e olhares cúmplices, enfim, sentir-me completo ao lado dela!) e estar com os meus pais que também precisam e merecem ser mimados pelo que os fiz passar, e porque também tenho muitas saudades deles.

Acima de tudo, agora que olho para trás não posso deixar de pensar que sou um sortudo porque tenho pessoas que me amam e apoiam incondicionalmente e também pela oportunidade única que me foi dada.

A todos vocês que me têm apoiado com os vossos mails, sms ou telefonemas de apoio, muito obrigado por terem tornado a distância mais curta e um bocadinho mais fácil de suportar.

Entretanto podem ver algumas fotos mais recentes tiradas por estes lados.

Até daqui a pouco.

Filipe