08 junho 2009

Como se já não bastasse..

Num país em que o acesso à informação é extremamente limitado, controlado, com notícias fabricadas e embelezadas pelo governo por forma a levar a cabo o processo contínuo de estupidificação / lavagem cerebral ao povo Chinês, chega mais uma notícia, como dizê-lo, interessante...

Como já referi anteriormente, por estes lados o acesso à internet é muito controlado, estando uma série de sites bloqueados há já algum tempo, tal como tudo o que diz respeito a informação do massacre de tiananmen há 20 anos e esse tão importante veículo liberdade de expressão individual que é o YouTube. Desde que cá cheguei, em Fevereiro deste ano já pude testemunhar o bloqueio de mais uma série de sites, entre eles o blogger, não vão andar para lá a escrever ou ler umas verdades que possam abrir os olhos a alguém.

A mais recente notícia (http://chinese.wsj.com/gb/20090608/chw085100.asp?source=whatnews) relata que o Governo Chinês vai passar a exigir que, a partir de 1 de Julho, todos os computadores vendidos em território chinês venham com um software de controlo de sites consultados, software esse que estará constantemente a ser actualizado com novos sites e conteúdos que não poderão ser vistos por quem possuir um desses computadores. Esse software também terá a função de enviar constantemente informação relativa a sites consultados e tentativas de visualização de informação sensível.

E no meio disto tudo, o povo Chinês cala e engole como um bom menino come a sopinha toda sem dizer ui.

Haja povo passivo...

3 comentários:

Unknown disse...

Agora é que não compensa MESMOOOO comprar um computador aí... Lobiu mux :)

André disse...

o Alberto João quer propor o mesmo para os computadores vendidos na RAM :)

Girstie disse...

Ainda bem mas é que daqui a nada te mandas daí para fora. E espero que sem qq software chinoca se não estás censurado!