20 maio 2009

A informação, a Economia e a China

Em breve, ou quando conseguir encontrar alternativa, vou actualizar o blog com fotos relativas à visita do meu amor (!) e outros acontecimentos.

Para quem não sabe, o governo Chinês censura uma quantidade enorme de sites, entre eles o blogger e o youtube. Este post só é possível através de uma marosca esquisita com proxies alternativos e anónimos.

Para além desta censura, existe sempre a qualidade da informação que recebemos. Enquanto que nos países ocidentais as notícias tendem a ser negativas, aqui a informação é sempre positiva. Quando há coisas que não são assim tão positivas, arranja-se maneira de passarem a ser. Exemplo disso são os níveis de crescimento económico, já de si falsos, ainda conseguem o feito de normalmente terminarem num número agradável para os Chineses. Por exemplo, o crescimento económico tem uma tendência incrível de se situar nos *.8% ou algo do género. Isto porquê? Porque o número da sorte Chinês é o 8.

É tudo uma questão de manipular a mente comum e menos informada.

Bem-vindos ao País do faz-de-conta.

1 comentário:

Girstie disse...

Não acho errado tentar passar alguma msg positiva no meio de tanta coisa mal. Agora mentir e manipular, aí já é diferente.

Esse país é mm estranho. Por isso é que eles fogem para cá!